Controle de qualidade do cirurgião para o rastreamento mamográfico

Autores

  • René Aloisio da Costa Vieira Hospital de Câncer de Barretos
  • Juvenal Motola Jr Hospital Pérola Byington
  • Rosemar Macedo Souza Rahal Hospital Araújo Jorge
  • Ruffo de Freitas Junior Hospital Araújo Jorge

Palavras-chave:

Neoplasias da mama, Cirurgia, Programas de rastreamento, Controle de qualidade

Resumo

O rastreamento mamográfico determinou uma nova era no diagnóstico do câncer de mama, elevando o número de lesões não palpáveis, fato que contribuiu para a diminuição do tamanho e estadiamento do câncer de mama. Da mesma forma, o tratamento cirúrgico modificou-se com o aparecimento da cirurgia conservadora, a pesquisa do linfonodo sentinela e a oncoplastia. A terapia neoadjuvante proporcionou uma elevação nas taxas de cirurgia conservadora. O diagnóstico e o tratamento do câncer de mama tornaram-se complexos e multidisciplinares. O cirurgião tem importante papel na avaliação diagnóstica, estadio clínico, tratamento cirúrgico e organização do tratamento da mulher. Atualmente, vive-se uma época de padronização de condutas, visando a padrões mínimos de qualidade; assim, a Sociedade Americana dos Cirurgiões criou o National Accreditation Program of Breast Centers e a European Society of Breast Cancer Specialists criou o European Breast Cancer Network. Apresentam-se os principais aspectos e parâmetros relacionados aos padrões mínimos de qualidade a serem realizados pelos cirurgiões por esses programas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

René Aloisio da Costa Vieira, Hospital de Câncer de Barretos

Grupo Estratégias de rastreamento. Sociedade Brasileira de Mastologia 2012-2014 – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Hospital de Câncer de Barretos, Fundação Pio XII – Barretos (SP), Brasil.

Juvenal Motola Jr, Hospital Pérola Byington

Grupo Estratégias de rastreamento. Sociedade Brasileira de Mastologia 2012-2014 – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Centro de Referência da Saúde da Mulher, Hospital Pérola Byington – São Paulo (SP), Brasil.

Rosemar Macedo Souza Rahal, Hospital Araújo Jorge

Grupo Estratégias de rastreamento. Sociedade Brasileira de Mastologia 2012-2014 – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Hospital Araújo Jorge, Associação de Combate ao câncer de Goiás – Cidade (GO), Brasil.

Ruffo de Freitas Junior, Hospital Araújo Jorge

Hospital Araújo Jorge, Associação de Combate ao câncer de Goiás – Cidade (GO), Brasil.

Downloads

Publicado

2013-04-02

Como Citar

Vieira, R. A. da C., Motola Jr, J., Rahal, R. M. S., & Freitas Junior, R. de. (2013). Controle de qualidade do cirurgião para o rastreamento mamográfico. Revista Brasileira De Mastologia, 23(2), 36–41. Recuperado de https://revistamastology.emnuvens.com.br/rbm/article/view/100

Edição

Seção

Artigo de Revisão