Qualidade do exame de mamografia em rastreamento mamográfico

Autores

  • Silvia Maria Prioli de Souza Sabino Hospital de Câncer de Barretos
  • Anapaula Hidemi Uema Watanabe Hospital de Câncer de Barretos
  • René Aloisio da Costa Vieira Hospital de Câncer de Barretos

Palavras-chave:

Neoplasias da mama, Programas de rastreamento, Mamografia, Diagnóstico, Controle de qualidade

Resumo

A qualidade do exame de mamografia constitui um dos principais pilares de um programa de rastreamento organizado. Nesse contexto, três aspectos são de fundamental importância: o posicionamento mamográfico adequado, o controle de qualidade no rastreamento mamográfico e possíveis falhas ou erros diagnósticos que possam determinar atraso diagnóstico, com redução dos benefícios oferecidos pelo rastreamento mamográfico. No que se refere ao posicionamento mamográfico, deve-se considerar a qualidade da imagem e os cuidados especiais a serem utilizados na incidência craniocaudal e mediolateral oblíqua. A elevada performance radiológica influencia diretamente os resultados relacionados ao rastreamento. A União Europeia adotou vários critérios de controle de qualidade, fato que se deve considerar e usar no desenvolvimento de um programa de rastreamento populacional. Da mesma forma, a taxa de tumores de intervalo falso-negativo deve ser a mínima possível. As pacientes devem ser separadas diante da presença ou ausência de sintomas clínicos, e as pacientes com elevado risco devem ser avaliadas de maneira individualizada. A utilização de programas de qualidade radiológicos, auditorias internas e externas somente aprimoram os resultados e o atendimento da saúde da mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Maria Prioli de Souza Sabino, Hospital de Câncer de Barretos

Radiologista; Departamento de Prevenção/Divisão de Radiologia Mamária do Hospital de Câncer de Barretos – Fundação Pio XII – Barretos (SP), Brasil. Núcleo de Aperfeiçoamento em Mamografia do Hospital de Câncer de Barretos – Fundação Pio XII – Barretos (SP), Brasil.

Anapaula Hidemi Uema Watanabe, Hospital de Câncer de Barretos

Radiologista; Departamento de Prevenção/Divisão de Radiologia Mamária do Hospital de Câncer de Barretos – Fundação Pio XII – Barretos (SP), Brasil.

René Aloisio da Costa Vieira, Hospital de Câncer de Barretos

Departamento de Mastologia e Reconstrução Mamária do Hospital de Câncer de Barretos – Fundação Pio XII – Barretos (SP), Brasil.

Downloads

Publicado

2013-04-02

Como Citar

Sabino, S. M. P. de S., Watanabe, A. H. U., & Vieira, R. A. da C. (2013). Qualidade do exame de mamografia em rastreamento mamográfico. Revista Brasileira De Mastologia, 23(2), 31–35. Recuperado de https://revistamastology.emnuvens.com.br/rbm/article/view/101

Edição

Seção

Artigo de Revisão