Câncer de mama masculino

análise de 12 casos em uma única instituição

Autores

  • Juliana Pinho Espinola Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Beatriz Martins Falcone Universidade Estadual de Campinas
  • Renato Zocchio Torresan Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Neoplasias da mama, Neoplasias da mama masculina, Quimioterapia adjuvante, Radioterapia

Resumo

O câncer de mama em homens é raro, correspondendo na Europa e nos Estados Unidos a menos de 1% dos casos. No Brasil, não estão disponíveis estatísticas sobre o assunto, o que dificulta a identificação do comportamento epidemiológico e biológico. O objetivo do presente trabalho é realizar um estudo retrospectivo entre homens com câncer de mama no serviço de mastologia do Hospital da Mulher Professor Dr. José Aristodemo Pintotti, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2009. Doze pacientes do sexo masculino foram diagnosticados com neoplasia mamária. Dados clínicos foram obtidos por meio da revisão dos prontuários. Com uma incidência de 0,57% (12/2.100) de câncer de mama masculino, a idade média foi 65 anos. Apesar do tamanho dos tumores variar entre 1,3 e 8,0 cm, 83% dos pacientes tinham tumores localmente avançados, sendo 75% com comprometimento axilar no momento do diagnóstico, e apenas 1 paciente com metástase à distância. Os tumores eram do tipo carcinoma ductal invasivo, com receptor de estrógeno positivo em 75,0% dos participantes da pesquisa, e receptor de progesterona positivo em 58,4%. Oitenta e três por cento foram submetidos ao tratamento cirúrgico radical. Quimioterapia adjuvante foi administrada em 58,40%, radioterapia em 41,67% e tamoxifeno em 41,67%. Recidivas ocorreram em 6 pacientes (50%), principalmente em osso, pulmão e cérebro. Conclui-se que como existe pouca informação a respeito do câncer de mama masculino, os pacientes demoram a procurar avaliação médica, causando atraso no diagnóstico e apresentação em estágios clínicos mais avançados, impactando negativamente na sobrevida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Pinho Espinola, Universidade Estadual de Campinas

Médica residente de Mastologia do Hospital da Mulher Professor Dr. José Aristodemo Pinotti do CAISM-UNICAMP – Campinas (SP), Brasil.

Ana Beatriz Martins Falcone, Universidade Estadual de Campinas

Médica residente de Mastologia do Hospital da Mulher Professor Dr. José Aristodemo Pinotti do CAISM-UNICAMP – Campinas (SP), Brasil.

Renato Zocchio Torresan, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Mastologia pelo Hospital da Mulher Professor Dr. José Aristodemo Pinotti do CAISM-UNICAMP – Campinas (SP), Brasil.

Downloads

Publicado

2013-07-29

Como Citar

Espinola, J. P., Falcone, A. B. M., & Torresan, R. Z. (2013). Câncer de mama masculino: análise de 12 casos em uma única instituição. Revista Brasileira De Mastologia, 23(3), 87–91. Recuperado de https://revistamastology.emnuvens.com.br/rbm/article/view/103

Edição

Seção

Artigo Original