Avaliação da qualidade de sono e de força muscular em mulheres com linfedema de membro superior após cirurgia de câncer de mama
Palavras-chave:
Sono, Linfedema, Força Muscular, Neoplasias da mamaResumo
As principais alterações encontradas após cirurgia de câncer de mama são disfunção articular no ombro e linfedema do membro superior homolateral à cirurgia, as quais podem prejudicar a qualidade de vida e a qualidade do sono das mulheres operadas. O objetivo do presente estudo foi verificar se a qualidade de sono e a força muscular estão prejudicadas em pacientes com e sem linfedema após cirurgia de câncer de mama. Estudo transversal analítico realizado com voluntárias após tratamento cirúrgico para câncer de mama, que desenvolveram (grupo linfedema) e que não desenvolveram (grupo controle) linfedema de membro superior, selecionadas no Ambulatório da Disciplina de Mastologia da Universidade Federal de São Paulo. Foi utilizado o questionário de índice de qualidade de sono de Pittsburgh (PSQI), a força muscular foi avaliada através do dinamômetro manual Lafayette® e ao final foi entregue cartilha de higiene do sono. Os dados foram compilados no Excel e o programa estatístico utilizado foi o SigmaStat 3.5®. Houve diferença significante quanto à comparação da perimetria entre os grupos, em seis de oito medidas, caracterizando o grupo linfedema; diminuição da força muscular no lado homolateral à cirurgia, sendo o grupo linfedema o mais alterado. O sono esteve prejudicado nos dois grupos, porém, com queixas diferentes. No grupo linfedema, a principal queixa foi quanto ao posicionamento para dormir e ao enfaixamento compressivo. Observou-se alteração do sono e da força muscular das mulheres que realizaram tratamento cirúrgico para o câncer de mama, sendo pior nas mulheres que desenvolveram o linfedema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.