Expressão de receptores de estrogênio, progesterona e Ki-67 em transexuais feminino para masculino em uso de androgênios
Palavras-chave:
Transexuais, Marcadores biológicos, AndrogêniosResumo
Introdução: Os homens transexuais (TX) fazem uso de androgênios por uso prolongado, eventualmente, de forma indiscriminada. Sabe-se que os androgênios endógenos têm efeito inibitório no tecido mamário, enquanto a testosterona exógena pode exercer efeito indireto na mama ao ser convertida em estrogênio pela aromatização, colaborando, assim, para aumentar o risco de câncer de mama. Objetivos: Avaliar a expressão dos receptores de estrogênio, progesterona e Ki-67 no tecido mamário de transexuais feminino para masculino, mulheres biológicas e homens com ginecomastia. Material: Estudo de série de casos que incluiu 17 pacientes, sendo 5 transexuais submetidos à adenomastectomia, que fazem acompanhamento no Ambulatório de Transexualismo do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), 4 mulheres que realizaram mamoplastia redutora e 8 homens biológicos submetidos à cirurgia para correção de ginecomastia. Os espécimes cirúrgicos foram avaliados por imuno-histoquímica. Resultados: Os transexuais apresentaram menor taxa de reatividade dos receptores de estrogênio e progesterona, quando comparados com mulheres e homens biológicos, e todos os pacientes em uso de androgênio tiveram expressão do Ki-67 ≤1%. A maior taxa de expressão do Ki-67 encontrada foi de 4,18% em homem com ginecomastia. Conclusão: A reatividade dos receptores de estrogênio e progesterona é menor nos pacientes transexuais feminino para masculino que fizeram uso de androgênios do que em mulheres e homens biológicos. A taxa de expressão do Ki-67 também é menor nos transexuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.