Tumor filoide maligno de mama bilateral

relato de caso

Autores

  • Guilherme Carvalho Ribeiro Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco
  • Manoelly Karolina de França Universidade de Pernambuco
  • Sarah Campos Valença Universidade de Pernambuco
  • Bruno Pacheco Pereira Universidade de Pernambuco
  • João Esberard de Vasconcelos Beltrão Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carlos Eduardo Caiado Anunciação Universidade de Pernambuco
  • Antônio Simões dos Santos Figueira Filho Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

Tumor filoide, Saúde da mulher, Quimioterapia, Neoplasias da mama, Metástase

Resumo

O tumor filoide da mama é uma entidade rara, responsável por menos de 1% dos tumores de mama, 2 a 3% dos tumores fibroepiteliais e o sarcoma mais frequente na mama, tendo máxima incidência aos 35–55 anos e acometimento bilateral somente em 3% desses casos. Por conta de sua semelhança macroscópica ao fibroadenoma, exames de imagem são insuficientes para o diagnóstico pré-operatório. O tratamento usual do tumor é a ressecção cirúrgica com margens livres de segurança, se estendendo a mastectomia em casos de tumores borderline, malignos ou recorrentes. O tratamento adjuvante deve ser considerado principalmente nos casos de tumores recorrentes, malignos ou após metástase, entretanto sua efetividade não está comprovada. Este trabalho relata o caso de uma paciente do sexo feminino, 47 anos, encaminhada ao serviço do Hospital Universitário Oswaldo Cruz após tumorectomia em mama direita e diagnóstico anatomopatológico de tumor filoide maligno, sendo realizada mastectomia simples de mama direita. Cerca de um ano e meio de pós-operatório, houve evolução com recidiva local e tumor filoide maligno na mama contralateral, e a paciente foi submetida novamente a tratamento cirúrgico, mas agora seguida por quimio e radioterapia adjuvantes. Após seis meses do tratamento, ela evoluiu com metástases em tórax, abdome e cabeça, seguindo em tratamento paliativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Carvalho Ribeiro Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Acadêmico de Medicina pela Universidade de Pernambuco; Mestre em Biotecnologia Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco – Recife (PE), Brasil.

Manoelly Karolina de França, Universidade de Pernambuco

Acadêmico de Medicina pela Universidade de Pernambuco – Recife (PE), Brasil. ³Médica Residente no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Universidade de Pernambuco – Recife (PE), Brasil.

Sarah Campos Valença, Universidade de Pernambuco

Acadêmico de Medicina pela Universidade de Pernambuco.

Bruno Pacheco Pereira, Universidade de Pernambuco

Médico Oncologista Preceptor da Residência Médica de Mastologia no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Universidade de Pernambuco – Recife (PE), Brasil. 5PhD em Medicina.

João Esberard de Vasconcelos Beltrão Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

PhD em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro–Rio de Janeiro (RJ); Chefe da Residência Médica em Mastologia no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Universidade de Pernambuco – Recife (PE), Brasil.

Carlos Eduardo Caiado Anunciação, Universidade de Pernambuco

Médico Mastologista Preceptor da Residência Médica em Mastologia no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Universidade de Pernambuco – Recife (PE), Brasil.

Antônio Simões dos Santos Figueira Filho, Universidade de Pernambuco

PhD em Cirurgia Clínica e Experimental pela Universidade de Pernambuco; Diretor da Faculdade de Ciências Médica na Universidade de Pernambuco – Recife (PE), Brasil.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Como Citar

Rodrigues, G. C. R., França, M. K. de, Valença, S. C., Pereira, B. P., Beltrão Neto, J. E. de V., Anunciação, C. E. C., & Figueira Filho, A. S. dos S. (2022). Tumor filoide maligno de mama bilateral: relato de caso. Revista Brasileira De Mastologia, 24(2), 57–59. Recuperado de https://revistamastology.emnuvens.com.br/rbm/article/view/133

Edição

Seção

Relato de Caso