Carcinoma inflamatório de mama associado a trombo em trânsito no átrio direito e tromboembolismo pulmonar ao diagnóstico
Palavras-chave:
Neoplasia de mama, Tromboembolia venosa, Embolia pulmonarResumo
O câncer de mama inflamatório representa de 1 a 4% dos casos de carcinoma invasivo de mama, possuindo maior agressividade e mortalidade, maiores taxas de acometimento linfonodal e elevada incidência de metástases ao diagnóstico e nos primeiros dois anos de evolução. A taxa de tromboembolismo venoso em pacientes com câncer de mama não é bem definida, estando em níveis inferiores quando comparada a outros sítios de câncer. A presença de comorbidades, idade elevada e, principalmente, o estágio da doença parecem ser importantes fatores de risco para ocorrência de episódios tromboembólicos em portadoras de carcinoma mamário. Objetivamos, aqui, relatar um caso de carcinoma de mama inflamatório associado à presença incomum de trombo em trânsito em átrio direito e tromboembolismo pulmonar ao diagnóstico. Devido a sua gravidade, os fenômenos tromboembólicos devem ser suspeitados e não negligenciados em pacientes oncológicos, na presença de possíveis sinais e sintomas correlacionados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.