Abordagem cirúrgica das mamas por via axilar

Autores

  • Ângelo do Carmo Silva Matthes Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto
  • Ângelo Gustavo Zucca Matthes Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Palavras-chave:

Implantes de mama, Mamoplastia, Axila, Procedimentos cirúrgicos reconstrutivos, Neoplasias da mama cirurgia, Mama cirurgia

Resumo

Objetivos: Apresentar a técnica cirúrgica, as complicações e os resultados de cirurgias mamárias realizadas por via axilar. Métodos: Estudo retrospectivo observacional descritivo de pacientes que tiveram indicação de cirurgias mamárias e assinaram o consentimento pósinformado. Discutiram-se as indicações das cirurgias, a técnica cirúrgica e a inclusão ou exclusão de pacientes, bem como as complicações observadas e o seguimento. Resultados: No período de setembro de 2008 a janeiro de 2010, realizaram-se 67 adenomastectomias, 19 ginecomastias, 14 próteses de aumento e 8 tumorectomias. As ginecomastias e tumorectomias não receberam implantes. A idade média dos pacientes foi de 43 anos com intervalo de 14 a 81 anos. As principais complicações foram 6 hematomas, 4 casos de hiperemia epidérmica, 1 caso de rotação de prótese com assimetria mamária, 2 casos de necrose parcial do mamilo e 12 ondulações mamárias rippling, complicação mais prevalente. O tempo de seguimento variou de 1 ano e 4 meses a 10 dias. O resultado imediato e tardio de mais três meses foi francamente satisfatório na avaliação subjetiva das pacientes e na objetiva do cirurgião. Conclusão: A via axilar mostra-se excelente opção cirúrgica para a abordagem das mamas. A satisfação dos pacientes, aliada à baixa complicação e à pouca dificuldade técnica, tem-nos estimulado a adotar a incisão axilar como a preferencial e de escolha em todas as abordagens possíveis na mama.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângelo do Carmo Silva Matthes, Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto

Coordenador do Ambulatório de Mastologia da Faculdade de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto; Diretor da Clinica Mulher & Saúde – Ribeirão Preto (SP), Brasil.

Ângelo Gustavo Zucca Matthes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Pós-graduado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; Hospital do Câncer de Barretos – Barretos (SP), Brasil.

Downloads

Publicado

2010-04-19

Como Citar

Matthes, Ângelo do C. S., & Matthes, Ângelo G. Z. (2010). Abordagem cirúrgica das mamas por via axilar. Revista Brasileira De Mastologia, 20(3), 126–134. Recuperado de https://revistamastology.emnuvens.com.br/rbm/article/view/32

Edição

Seção

Artigo Original