Avaliação da imagem corporal em mulheres no pós-operatório de câncer de mama

Autores

  • Melissa Ciacco Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo
  • Laura Ferreira de Rezende Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Imagem corporal, Fisioterapia, Câncer de mama, Mastectomia

Resumo

Objetivo: Avaliar a imagem corporal de mulheres no pós-operatório de câncer de mama. Métodos: Foram avaliadas 39 mulheres com6 meses ou mais de pós-operatório de câncer de mama avaliadas em momento único quanto a sua imagem corporal. Para verificar como essas mulheres representariam sua imagem corporal, foi aplicado o teste de Askevold. As figuras foram obtidas com a autoimagem das participantes por meio da percepção de pontos anatômicos específicos utilizando uma referência autógena a partir da recordação da imagem corporal no espelho. Resultados: Os resultados obtidos com os desenhos da imagem corporal evidenciam que 77% das mulheres apresentam alterações na imagem corporal independente de idade e cirurgia realizada. Apenas 9 das 39 participantes aproximaram-se do modelo proposto por Askevold, que neste trabalho foi considerado como normal. Conclusões: A representação gráfica da imagem corporal é uma possibilidade de avaliação da imagem que a mulher tem de si mesma no pós-operatório de câncer de mama.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Ciacco, Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo

Especialista em Fisioterapia Oncológica pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (FACIS) – São Paulo (SP), Brasil.

Laura Ferreira de Rezende, Universidade Estadual Paulista

Pós-Doutora pelo Departamento de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP); Docente do curso de fisioterapia e do curso de mestrado em desenvolvimento sustentável e qualidade de vida do UNIFAE – São João da Boa Vista (SP), Brasil.

Downloads

Publicado

2012-10-04

Como Citar

Ciacco, M., & Rezende, L. F. de. (2012). Avaliação da imagem corporal em mulheres no pós-operatório de câncer de mama. Revista Brasileira De Mastologia, 22(4), 131–137. Recuperado de https://revistamastology.emnuvens.com.br/rbm/article/view/81

Edição

Seção

Artigo Original