Câncer de mama na região oeste de Santa Catarina

Autores

  • Marcelo Moreno Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Camila Luiza Biazi Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Camila Proner Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Palavras-chave:

Câncer de mama, Epidemiologia, Incidência

Resumo

Introdução: O objetivo desse trabalho foi verificar a incidência e as características clínicas/patológicas dos casos de câncer de mama (CM) diagnosticados na região oeste do estado de Santa Catarina, Brasil. Métodos: Estudo observacional descritivo de incidência, em que foram analisados todos os novos casos de CM que foram diagnosticados no período de Agosto de 2009 a Julho de 2010, no centro de referência/notificação de oncologia das microrregiões extremo-oeste e oeste do estado de Santa Catarina. Resultados: A incidência de CM, na região oeste de Santa Catarina, foi de 45 casos para cada 100 mil mulheres, sendo maior nas microrregiões de Xanxerê (64 casos para cada 100 mil mulheres) e Chapecó (51,6 casos para cada 100 mil mulheres). A idade variou de 21 a 86 anos, sendo que o grupo mais acometido pela doença se encontrava na faixa de idade de 40 a 59 anos. A lesão primária foi mais prevalente na mama esquerda (53% dos casos), sendo que a localização mais comum da lesão primária foi no quadrante superior lateral (32% dos casos). Considerando-se o tipo histológico dos tumores, a maioria foi carcinoma ductal invasor (71,7%), seguido de carcinoma lobular invasor (16,5%). A maioria dos casos foi diagnosticada nos estágios I e II. Conclusão: A incidência de CM, no serviço de referência para tratamento oncológico do oeste de Santa Catarina, foi semelhante ao previsto pelo Instituto Nacional de Câncer para a região sul do Brasil, no ano de 2010. A maioria dos pacientes foi submetida ao diagnóstico do CM ainda em fase inicial da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Moreno, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Cirurgião oncológico, especialista em Mastologia e Doutor em Medicina, Membro da Sociedade Brasileira de Mastologia da UNOCHAPECÓ – Chapecó (SC), Brasil.

Camila Luiza Biazi, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Acadêmica do 11º período de Medicina. Integrante do Grupo de Pesquisa de Epidemiologia Clínica em Oncologia da UNOCHAPECÓ – Chapecó (SC), Brasil.

Camila Proner, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Acadêmica do 11º período de Medicina. Integrante do Grupo de Pesquisa de Epidemiologia Clínica em Oncologia da UNOCHAPECÓ – Chapecó (SC), Brasil.

Downloads

Publicado

2012-10-04

Como Citar

Moreno, M., Biazi, C. L., & Proner, C. (2012). Câncer de mama na região oeste de Santa Catarina. Revista Brasileira De Mastologia, 22(4), 111–116. Recuperado de https://revistamastology.emnuvens.com.br/rbm/article/view/82

Edição

Seção

Artigo Original