Câncer de intervalo em rastreamento mamográfico

Autores

  • Anapaula Hidemi Uema Watanabe Hospital de Câncer de Barretos
  • René Aloisio da Costa Vieira Hospital de Câncer de Barretos
  • Angelo Gustavo Zucca Matthes Hospital de Câncer de Barretos
  • Silvia Maria Prioli de Souza Sabino Hospital de Câncer de Barretos

Palavras-chave:

Neoplasias da mama, Programas de rastreamento, Diagnóstico tardio, Mamografia

Resumo

O tumor de intervalo constitui uma entidade cada vez mais presente no cotidiano, devido à realização regular do exame de mamografia. Por definição, corresponde a tumores de mama diagnosticados em um programa de rastreamento mamográfico organizado, onde a periodicidade, a faixa etária e a população alvo encontram-se pré-estabelecidas. Em sua definição, observa-se a necessidade de mamografia prévia, onde a paciente encontrava-se assintomática. Representa até 30% dos tumores encontrados dentro de um programa de rastreamento organizado. Podem ser classificados em tumores de intervalo verdadeiros, achados com sinais mínimos, e tumores provenientes de exames falsos-negativos, os quais podem ser decorrentes de falha relacionada à qualidade do exame de mamografia ou falha relacionada ao observador. Seu conhecimento é de fundamental importância na prática clínica, visto que parte destes tumores podem ser evitados através de padrões elevados de controle de qualidade. Encontra-se pouco discutido na literatura nacional, visto a limitada experiência em múltiplos ciclos de rastreamento mamográfico, fato que justifica a discussão e o relato das diferentes modalidades de tumor de intervalo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anapaula Hidemi Uema Watanabe, Hospital de Câncer de Barretos

Radiologista do Departamento de Prevenção. Divisão de Radiologia Mamária. Hospital de Câncer de Barretos – Barretos (SP), Brasil.

René Aloisio da Costa Vieira, Hospital de Câncer de Barretos

Departamento de Mastologia e Reconstrução Mamária. Hospital de Câncer de Barretos – Barretos (SP), Brasil.

Angelo Gustavo Zucca Matthes, Hospital de Câncer de Barretos

Departamento de Mastologia e Reconstrução Mamária. Hospital de Câncer de Barretos – Barretos (SP), Brasil.

Silvia Maria Prioli de Souza Sabino, Hospital de Câncer de Barretos

Radiologista do Departamento de Prevenção. Divisão de Radiologia Mamária. Hospital de Câncer de Barretos – Barretos (SP), Brasil. Núcleo de Aperfeiçoamento em Mamografia. Hospital de Câncer de Barretos – Barretos (SP), Brasil.

Downloads

Publicado

2013-01-09

Como Citar

Watanabe, A. H. U., Vieira, R. A. da C., Matthes, A. G. Z., & Sabino, S. M. P. de S. (2013). Câncer de intervalo em rastreamento mamográfico. Revista Brasileira De Mastologia, 23(1), 28–32. Recuperado de https://revistamastology.emnuvens.com.br/rbm/article/view/89

Edição

Seção

Relato de Caso