Investigação do polimorfismo C3435T no gene MDR1 e sua associação com o câncer de mama em mulheres de Mato Grosso, Brasil
Palavras-chave:
Neoplasias da mama, Glicoproteína P, Polimorfismo genéticoResumo
Objetivo: Investigar a frequência do polimorfismo C3435T no gene MDR1 e sua associação com câncer de mama (CM) em mulheres de MT. Método: O estudo tem desenho epidemiológico descritivo e observacional do tipo caso-controle. Analisou-se o genótipo do polimorfismo C3435T no gene MDR1 a partir de sangue periférico; foram comparadas 201 pacientes com 177 controles. As pacientes foram mulheres portadoras de CM, as controles foram mulheres não portadoras de CM comprovado por exame clínico e mamografia. Os dados foram coletados por meio de entrevista com as mulheres, coleta de sangue para genotipagem e coleta de dados de prontuários médicos das pacientes. O projeto teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: O polimorfismo C3435T no gene MDR1 teve distribuição semelhante entre as pacientes e as controles, sem diferença estatisticamente significativa entre as amostras. Conclusões: A frequência do polimorfismo C3435T do gene MDR1 é semelhante à encontrada na literatura. Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa na frequência dos genótipos do polimorfismo C3435T no gene MDR1 entre as pacientes com CM e as controles. O polimorfismo também não apresentou associação com fatores prognósticos para o CM.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.