Investigação do polimorfismo C3435T no gene MDR1 e sua associação com o câncer de mama em mulheres de Mato Grosso, Brasil

Autores

  • Aguiar Farina Universidade Federal de Mato Grosso
  • Naiana Fernandes Leotti Universidade Federal de Mato Grosso
  • Danebe Fernandes de Araújo Universidade Federal de São Paulo
  • Silvia Sommavila Universidade Federal de Mato Grosso
  • Bianca Borsatto Galera Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Neoplasias da mama, Glicoproteína P, Polimorfismo genético

Resumo

Objetivo: Investigar a frequência do polimorfismo C3435T no gene MDR1 e sua associação com câncer de mama (CM) em mulheres de MT. Método: O estudo tem desenho epidemiológico descritivo e observacional do tipo caso-controle. Analisou-se o genótipo do polimorfismo C3435T no gene MDR1 a partir de sangue periférico; foram comparadas 201 pacientes com 177 controles. As pacientes foram mulheres portadoras de CM, as controles foram mulheres não portadoras de CM comprovado por exame clínico e mamografia. Os dados foram coletados por meio de entrevista com as mulheres, coleta de sangue para genotipagem e coleta de dados de prontuários médicos das pacientes. O projeto teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: O polimorfismo C3435T no gene MDR1 teve distribuição semelhante entre as pacientes e as controles, sem diferença estatisticamente significativa entre as amostras. Conclusões: A frequência do polimorfismo C3435T do gene MDR1 é semelhante à encontrada na literatura. Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa na frequência dos genótipos do polimorfismo C3435T no gene MDR1 entre as pacientes com CM e as controles. O polimorfismo também não apresentou associação com fatores prognósticos para o CM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aguiar Farina, Universidade Federal de Mato Grosso

Mastologista; Professor do Departamento de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da Faculdade de Medicina da UFMT – Cuiabá (MT), Brasil.

Naiana Fernandes Leotti, Universidade Federal de Mato Grosso

Bióloga; Professora convidada da Faculdade de Medicina da UFMT – Cuiabá (MT), Brasil.

Danebe Fernandes de Araújo, Universidade Federal de São Paulo

Bióloga; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Tocoginecologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – São Paulo (SP), Brasil.

Silvia Sommavila, Universidade Federal de Mato Grosso

Biomédica; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da UFMT – Cuiabá (MT), Brasil.

Bianca Borsatto Galera, Universidade Federal de Mato Grosso

Bióloga; Professora da Faculdade de Medicina da UFMT; Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da UFMT – Cuiabá (MT), Brasil.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Como Citar

Farina, A., Leotti, N. F., Araújo, D. F. de, Sommavila, S., & Galera, B. B. (2022). Investigação do polimorfismo C3435T no gene MDR1 e sua associação com o câncer de mama em mulheres de Mato Grosso, Brasil. Revista Brasileira De Mastologia, 23(4), 113–116. Recuperado de https://revistamastology.emnuvens.com.br/rbm/article/view/113

Edição

Seção

Artigo Original