Uma nova plataforma terapêutica para o câncer de mama

a evolução do tratamento sistêmico neoadjuvante

Autores

  • Mario Casales Schorr Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Jose Luiz Pedrin Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre
  • Andrei Gustavo Reginatto Hospital Femina de Porto Alegre

Palavras-chave:

Tratamento neoadjuvante, Endocrinoterapia, Quimioterapia, Câncer de mama

Resumo

O tratamento neoadjuvante do câncer de mama consiste no uso de diferentes modalidades terapêuticas prévias à remoção cirúrgica da doença. Tem sido aceito como uma opção para pacientes com doença não metastática, porque pode converter tumores inoperáveis em operáveis e aumentar os índices de cirurgias conservadoras, com os mesmos resultados oncológicos em longo prazo do tratamento adjuvante. A estratégia neoadjuvante está sendo cada vez mais aceita como uma plataforma de pesquisa, em que os efeitos biológicos dos agentes antitumorais podem ser avaliados, os biomarcadores preditivos e os prognósticos podem ser identificados e o desenvolvimento de terapias-alvo pode ser acelerado. Desfechos alternativos que podem predizer resultado clínico em longo prazo e estão disponíveis precocemente, como a resposta patológica completa, oferecem oportunidades únicas para a imediata avaliação dos agentes antitumorais. Além disso, esforços para determinar o perfil molecular da doença residual pós-tratamento neoadjuvante podem levar a uma terapia personalizada do câncer de mama em pacientes com doença de alto risco em estágio inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Casales Schorr, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Programa de Pós-graduação em Patologia Experimental da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM); Serviço de Residência Médica em Mastologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre; Serviço de Mastologia do Hospital Ernesto Dornelles de Porto Alegre – Porto Alegre (RS), Brasil.

Jose Luiz Pedrin, Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre

Programa de Pós-graduação em Patologia Experimental da UFCSPA; SBM; Serviço de Mastologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre – Porto Alegre (RS), Brasil.

Andrei Gustavo Reginatto, Hospital Femina de Porto Alegre

Hospital Femina de Porto Alegre – Porto Alegre (RS), Brasil.

Downloads

Publicado

2015-01-25

Como Citar

Schorr, M. C., Pedrin, J. L., & Reginatto, A. G. (2015). Uma nova plataforma terapêutica para o câncer de mama: a evolução do tratamento sistêmico neoadjuvante. Revista Brasileira De Mastologia, 25(1), 20–25. Recuperado de https://revistamastology.emnuvens.com.br/rbm/article/view/166

Edição

Seção

Artigo de Revisão