Níveis séricos de vitamina D e câncer de mama no climatério

um estudo caso-controle

Autores

  • Melissa Quirino Souza e Silva Instituto Fernandes Figueira
  • Viviane Ferreira Esteves Instituto Fernandes Figueira
  • Laura Zaiden e Ferreira Pinto Instituto Fernandes Figueira
  • Arnaldo Cézar Couto Instituto Fernandes Figueira
  • Claudia Cardoso Netto Instituto Fernandes Figueira
  • Roberto Vieira Instituto Fernandes Figueira
  • Lizanka Paola Figueiredo Marinheiro Instituto Fernandes Figueira

Palavras-chave:

Neoplasias da mama, Climatério, Pós-menopausa, Vitamina D, Deficiência de vitamina D

Resumo

Objetivo: Avaliar a associação entre os níveis séricos de 25-hidroxivitamina D (25 OHD) e o câncer de mama no climatério. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo caso-controle com mulheres de 45 a 70 anos atendidas nos ambulatórios de Mastologia e Ginecologia geral do Hospital Materno-Infantil Fernandes Figueira, localizado no município do Rio de Janeiro. Foram selecionados 39 casos incidentes de câncer de mama e 60 controles. As participantes foram submetidas à entrevista para o preenchimento de um questionário estruturado e, em seguida, foi realizada a coleta de sangue para a dosagem de 25 OHD. Resultados: Foi observada uma prevalência de 80,8% de hipovitaminose D (<30 ng/mL) entre as participantes do estudo. Em relação à estimativa de risco para carcinoma mamário, o grupo com níveis suficientes de 25 OHD não apresentou diferença com significância estatística do grupo com hipovitaminose D. Porém, na análise das estimativas de risco conforme o status menopausal, houve menor chance de exposição e desenvolvimento de câncer de mama nas mulheres pós-menopausadas com níveis suficientes de 25 OHD (OR 0,53; IC95% 0,12–2,41) do que nas mulheres na pré-menopausa com níveis normais de vitamina D (OR 0,97; IC95% 0,13–8,35) quando comparadas ao grupo com hipovitaminose D. Conclusão: Os resultados desse estudo sugerem que a hipovitaminose D entre mulheres pós-menopausadas seja um fator de risco para o câncer de mama durante o climatério. Todavia, ainda são necessários mais estudos que também confirmem essa associação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Quirino Souza e Silva, Instituto Fernandes Figueira

Mestre em Saúde da Mulher e da Criança do IFF da FIOCRUZ – Rio de Janeiro (RJ), Brasil; Médica Mastologista do Hospital São Francisco de Assis (HSFA) – Jacareí (SP), Brasil.

Viviane Ferreira Esteves, Instituto Fernandes Figueira

Pós-graduanda (Doutorado) em Saúde da Mulher e da Criança do IFF da FIOCRUZ – Rio de Janeiro (RJ), Brasil; Médica Mastologista Chefe do Serviço de Mastologia do IFF da FIOCRUZ – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Laura Zaiden e Ferreira Pinto, Instituto Fernandes Figueira

Mestre em Saúde da Mulher e da Criança do IFF da FIOCRUZ – Rio de Janeiro (RJ), Brasil; Médica Ginecologista do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes – Duque de Caxias (RJ), Brasil.

Arnaldo Cézar Couto, Instituto Fernandes Figueira

Doutor em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da FIOCRUZ – Rio de Janeiro (RJ), Brasil; Professor Adjunto do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Claudia Cardoso Netto, Instituto Fernandes Figueira

Pós-Doutora em Saúde da Mulher e da Criança do IFF da FIOCRUZ – Rio de Janeiro (RJ), Brasil; Professora Adjunta do Departamento de Bioquímica do Instituto Biomédico/Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Roberto Vieira, Instituto Fernandes Figueira

Doutor em Saúde da Mulher e da Criança do IFF da FIOCRUZ – Rio de Janeiro (RJ), Brasil; Chefe do Departamento de Ginecologia e Médico Mastologista do IFF da FIOCRUZ – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Lizanka Paola Figueiredo Marinheiro, Instituto Fernandes Figueira

Doutora em Saúde da Mulher e da Criança do IFF da FIOCRUZ – Rio de Janeiro (RJ), Brasil; Professora dos programas de Pós-graduação em Saúde da Mulher e da Criança e de Medicina Clínica aplicada à Saúde da Mulher e da Criança do IFF da FIOCRUZ – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Downloads

Publicado

2012-07-05

Como Citar

Silva, M. Q. S. e, Esteves, V. F., Pinto, L. Z. e F., Couto, A. C., Netto, C. C., Vieira, R., & Marinheiro, L. P. F. (2012). Níveis séricos de vitamina D e câncer de mama no climatério: um estudo caso-controle. Revista Brasileira De Mastologia, 22(3), 77–82. Recuperado de https://revistamastology.emnuvens.com.br/rbm/article/view/72

Edição

Seção

Artigo Original