Comunicação do diagnóstico de câncer de mama

Autores

  • Vicente Tarricone Junior Centro Universitário Lusíada
  • Sandra Perez Tarricone Centro Universitário Lusíada
  • Natália Brenneken Duarte Centro Universitário Lusíada
  • Nathalia Mancuso Luft Centro Universitário Lusíada
  • Rafael Favero Ambar Centro Universitário Lusíada

Palavras-chave:

Neoplasias da mama, diagnóstico, Relações médico-paciente

Resumo

Talvez mais do que qualquer outro câncer, o câncer de mama expõe a paciente não só a um abalo emocional e psicológico, mas também a uma possível modificação da autoestima. A comunicação do câncer de mama ocorre em um momento importante do diagnóstico da enfermidade. Esta revisão tem o objetivo de verificar se existe um padrão de comunicação do diagnóstico de câncer de mama e avaliar os aspectos envolvidos. Foi realizada uma busca nas bases de dados Medline, Lilacs e Biblioteca Cochrane por meio dos descritores “breast neoplasms”, “disclosure”, “persuasive communication”, “diagnosis” e “physician-patient relations”, através da qual foram selecionados oito estudos. Dentre estes, seis abordaram aspectos da comunicação; dois classificam tipos de comunicação; e um analisa as pacientes após o diagnóstico. A conclusão é que não há um padrão único e fixo para a comunicação do diagnóstico do câncer de mama tendo em vista a imensa complexidade e variabilidade de preferências das pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente Tarricone Junior, Centro Universitário Lusíada

Centro Universitário Lusíada (UNILUS), Santos (SP), Brasil.

Sandra Perez Tarricone, Centro Universitário Lusíada

Centro Universitário Lusíada (UNILUS), Santos (SP), Brasil.

Natália Brenneken Duarte, Centro Universitário Lusíada

Centro Universitário Lusíada (UNILUS), Santos (SP), Brasil.

Nathalia Mancuso Luft, Centro Universitário Lusíada

Centro Universitário Lusíada (UNILUS), Santos (SP), Brasil.

Rafael Favero Ambar, Centro Universitário Lusíada

Centro Universitário Lusíada (UNILUS), Santos (SP), Brasil.

Publicado

2010-01-28

Como Citar

Tarricone Junior, V., Tarricone, S. P., Duarte, N. B., Luft, N. M., & Ambar, R. F. (2010). Comunicação do diagnóstico de câncer de mama. Revista Brasileira De Mastologia, 20(1), 27–32. Recuperado de https://revistamastology.emnuvens.com.br/rbm/article/view/10

Edição

Seção

Artigo Original