Breast Units

unidades de diagnóstico e tratamento do câncer de mama

Autores

  • René Aloísio da Costa Vieira Hospital de Câncer de Barretos
  • Ângelo Gustavo Zucca Matthes Hospital de Câncer de Barretos
  • Gilberto Uemura Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Palavras-chave:

Neoplasias da mama, Mamografia, Tratamento, Controle de qualidade

Resumo

O conceito do mundo globalizado encontra-se por toda a parte. Na mastologia, a ideia de formação de rede de atendimento, associada a padrões tecnológicos e de alta qualidade, vem se solidificando. A Sociedade Europeia de Mastologia, em 1998, iniciou o processo de cadastramento de unidades mamárias, chamadas Breast Units, visando determinar parâmetros mínimos para as unidades de diagnóstico e tratamento do câncer de mama, com critérios de qualidade mínimos, passíveis de certificação, e programas de qualidade. Atualmente, são 137 membros completos, 26 certificados, distribuídos em 44 países, sendo a maioria na Europa. No Brasil, são seis centros, sendo apenas quatro plenos, não havendo nenhum centro com certificado, visto a ausência de rastreamento mamográfico organizado no padrão de qualidade europeu. Da mesma forma, visando a formação e aprimoramento de programas de atendimento mínimo, o Colégio Americano dos Cirurgiões iniciou, em 2005, a criação do National Accreditation Program of Breast Centers, sendo atualmente 28 programas padrão, com recertificação a cada 3 anos, em 365 centros, associados a programas de controle de qualidade regulamentados pelas especialidades envolvidas. No Brasil, existem 74 centros cadastrados na Sociedade Brasileira de Mastologia, porém não há certificações regulares. A formação de rede de unidades mamárias, escalonadas em função de sua complexidade tecnológica com programas de controle de qualidade, certificação e recertificação são metas que se devem considerar, nas quais a grande beneficiada será a mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

René Aloísio da Costa Vieira, Hospital de Câncer de Barretos

Departamento de Mastologia e Reconstrução Mamária, Hospital de Câncer de Barretos, Fundação Pio XII – Barretos (SP), Brasil.

Ângelo Gustavo Zucca Matthes, Hospital de Câncer de Barretos

Departamento de Mastologia e Reconstrução Mamária, Hospital de Câncer de Barretos, Fundação Pio XII – Barretos (SP), Brasil.

Gilberto Uemura, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Departamento de Ginecologia, Obstetricia e Mastologia, Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Botucatu (SP), Brasil.

Downloads

Publicado

2013-04-02

Como Citar

Vieira, R. A. da C., Matthes, Ângelo G. Z., & Uemura, G. (2013). Breast Units: unidades de diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Revista Brasileira De Mastologia, 23(2), 48–51. Recuperado de https://revistamastology.emnuvens.com.br/rbm/article/view/97

Edição

Seção

Artigo de Revisão