Latissimus Dorsi

Autores

  • Luiz Alberto Barcellos Marinho Faculdade de Medicina de Joaçaba
  • Carlos Andre Patzlaff Clinica da Mulher

Palavras-chave:

Mama, Nódulo, Mamoplastia

Resumo

A utilização do músculo Grande Dorsal (Latissimus Dorsi) para tratamento cirúrgico de mulheres com câncer de mama, como maneira de proporcionar reconstrução mamária, foi descrita por Iginio Tansini, em 1906. Esta técnica permaneceu esquecida por muitos anos até que, em 1976, Olivari retomou o trabalho realizado por Tansini. Apesar da euforia inicial, logo a técnica do Grande Dorsal perdeu espaço para o retalho TRAM e, atualmente, tem o seu uso em pequena proporção, uma vez que a reconstrução mamária com próteses mamárias tem sido a preferência em vários serviços de cirurgia de mama ao redor do mundo. No entanto, a utilização desta técnica pode ajudar em alguns casos de tumores, mesmo benignos, onde haja dificuldade de se conseguir próteses mamárias. Os autores apresentam um caso de mulher de 32 anos com grande tumor mamário benigno. A mama foi operada e reconstruída com o músculo Grande Dorsal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Alberto Barcellos Marinho, Faculdade de Medicina de Joaçaba

Ambulatório de Mastologia da Faculdade de Medicina de Joaçaba (UNOESC) – Chapecó (SC), Brasil. Clinica da Mulher – Chapecó (SC), Brasil.

Carlos Andre Patzlaff, Clinica da Mulher

Clinica da Mulher – Chapecó (SC), Brasil.

Downloads

Publicado

2015-04-29

Como Citar

Marinho, L. A. B., & Patzlaff, C. A. (2015). Latissimus Dorsi. Revista Brasileira De Mastologia, 25(2), 64–67. Recuperado de https://revistamastology.emnuvens.com.br/rbm/article/view/170

Edição

Seção

Caso Clínico